Sobre a Ermida Nossa Senhora de Fátima
A Ermida é um dos cartões postais da cidade. Turistas e devotos diariamente visitam a santa. Nos dias 13 de cada mês, às 15h45 é celebrada Missa em ação de graças, transmitida pela Rádio Garibaldi – AM. Eventos religiosos são programados em outras oportunidades, destacando-se as procissões luminosas. Em 2012, a Prefeitura Municipal embelezou os arredores da Ermida e em 2015 foi construído um Mirante.
Histórico
A ideia de erigir um monumento a Nossa Senhora, num dos morros de Garibaldi, nasceu no Ano Santo de 1950. Promulgado pelo Papa Pio XII, o Ano Santo tinha como lema Grande Retorno e Perdão. A Europa vivia a crise posterior à II Guerra Mundial e o início da chamada Guerra Fria, entre Estados Unidos e Rússia, que criava intransponíveis fronteiras entre os povos.
A ideia de uma Ermida – Nossa Senhora de Fátima foi acolhida com entusiasmo pela população e o Frei Marcelo Bianchi coordenou a iniciativa. Foi escolhido o morro ao lado poente da cidade.
Feita a terraplenagem, a pedra fundamental foi lançada no dia 27 de setembro de 1953 e a Ermida foi festivamente inaugurada no dia 27 de dezembro naquele ano. O engenheiro Plínio Tota foi responsável pela obra. A comunidade católica, sob todas as formas, empenhou-se no projeto, que contou também com o apoio da municipalidade, através do prefeito Dante Grossi.
O primeiro sinal de Maria aconteceu no mesmo dia da inauguração. A região enfrentava prolongada seca. De manhã foi celebrada a Missa inaugural e já na tarde daquele dia chegou abençoada chuva.