Notícias
CATEGORIAS
25 de junho de 2024
Santa Missa de São Pedro promove a reflexão dos fiéis
Dando continuidade à 139ª Festa em Honra a São Pedro, aconteceu a Santa Missa na Igreja Matriz na manhã de domingo, dia 23 de junho. A Santa Missa foi celebrada pelo Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Álvaro Morés, concelebrada pelos Freis Aldo Colombo, Edson Gilberto Cecchin, Rogério Miotto e Vilmar José Dall'Agnol e contou com a participação do Frei Sidimar Pressi e do Diácono José Fernando da Costa.
As imagens dos padroeiros das comunidades, a imagem de São Pedro e os casais festeiros entraram na procissão inicial. Durante a homilia, Frei Álvaro refletiu sobre as leituras do dia e sobre a importância de São Pedro para a Igreja e para a comunidade de Garibaldi. Ele destacou que tanto a primeira leitura quanto o Evangelho abordam a realidade das tempestades da vida. Comparou a experiência de Jó, que perdeu tudo, mas manteve sua fé, com a situação dos cristãos no tempo de Marcos, que enfrentavam perseguições do Império Romano e se perguntavam onde estava Deus em meio ao sofrimento. E essa é uma pergunta que nós fazemos muitas vezes diante da guerra, das enchentes e dos nossos problemas.
Enfatizou que Deus nunca abandona a "barca" da nossa vida ou da Igreja, mesmo que não atenda a todas as nossas orações imediatamente. Ele afirmou que Deus respeita nossa liberdade e muitas vezes está presente em silêncio, sofrendo conosco. Reforçou que devemos ter a certeza de que Deus está conosco e que se faz presente nos momentos difíceis. Se não, nós corremos o risco de abandonarmos a fé facilmente. Frei Álvaro falou sobre a importância de São Pedro, o primeiro seguidor de Jesus, que recebeu as chaves do Reino dos Céus e carregou o Evangelho. Nós católicos lemos e falamos pouco da palavra de Deus.
Afirmou que devemos seguir o exemplo de São Pedro e escutarmos, vivermos e testemunharmos mais a Palavra de Deus. O que Pedro como padroeiro nos ensina? Que precisamos ter fé, devemos levar a sério a nossa caminhada cristã e que não podemos trocar a Igreja de Cristo por qualquer outra igreja que prometa resolver todos os nossos problemas.
A homilia foi encerrada com um profundo agradecimento a Deus e aos freis jubilares pelos seus longos anos de dedicação à vida religiosa. Em destaque, foram celebrados os 60 anos de vida sacerdotal do Frei Aldo Colombo, os 70 anos de vida religiosa do Frei Clemente Dotti e os 71 anos de vida religiosa do Frei Honorato Simionato.
Ao final da celebração, os festeiros expressaram gratidão a todos que colaboraram na preparação da Festa de São Pedro, incluindo os padrinhos das comunidades. Em um gesto de reconhecimento, foram feitas homenagens especiais ao Frei Aldo Colombo, tanto pelos festeiros quanto pelo município de Garibaldi. Durante a cerimônia, Frei Aldo recebeu uma placa comemorativa em reconhecimento aos seus 60 anos de serviço sacerdotal, além de um presente especial.
Frei Aldo, emocionado, agradeceu pelas homenagens e destacou o carinho e a acolhida que a população de Garibaldi tem demonstrado aos frades ao longo dos mais de cem anos de presença na cidade. Ele também expressou sua gratidão a Deus por toda a sua vida e trajetória religiosa, reforçando o sentimento de gratidão e comunidade presente na celebração.
PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Festa de São Pedro, Geral