Notícias

camara_10_7869.jpg

04 de dezembro de 2024

Paróquia São Pedro recebe menção honrosa em seção solene

Nesta terça-feira (04), a Prefeitura Municipal de Garibaldi, realizou a entrega de uma placa de homenagem à paróquia São Pedro, que completou 140 anos de história neste ano, e à Igreja Matriz, que completou 100 anos. Participaram do evento, que ocorreu na Câmara de Vereadores, o prefeito Sérgio Chesini, vice-prefeito, secretários municipais, os freis atuantes em nossa paróquia, bem como leigos representando a paróquia.

Na ocasião, Frei Edson, ressaltou a perseverança na fé e a  dificuldade enfrentada pelos imigrantes italianos para formar a paróquia que hoje existe, bem como para a construção da imponente Igreja Matriz. Além disso, recordou a contribuição de todos os freis que passaram por nossa paróquia, e a comunidade que hoje existe, fundamental para a continuidade dessa história.

A paróquia São Pedro foi fundada no ano de 1884, mas a história de sua criação teve início, no ano 1870, com o surgimento da Colônia Conde d'Eu, denominação esta, recebida em homenagem ao genro do imperador D. Pedro II. Nesse mesmo período, os camponeses que viviam na Itália, passavam por uma grande crise devido às péssimas colheitas, ao aumento significativo de impostos, a concorrência de produtos estrangeiros entre outros fatores. 

A propaganda migratória vendia o Brasil como a terra prometida para os italianos, e a imigração surgiu como solução. No porto de Genova, ou de Marselha, na Itália, partiam as embarcações para o Rio Grande. Naquele bendito vapor eram mais de mil e quinhentas pessoas, ocupando a terceira classe, apertadas como sardinhas em lata, disse o imigrante italiano, Luiggi Toniazzo. 

Eles desembarcaram em Porto Alegre, seguindo por via fluvial até o porto de Guimarães, atual São Sebastião do Caí, e ali começavam a jornada por 3 dias, com picadas abertas na mata a pé, com mulas e cavalos, em direção às Colônias Conde d'Eu, atual Garibaldi, Dona Isabel, hoje Bento Gonçalves e Fundos de Nova Palmira, hoje Caxias do Sul. 

A necessidade de abastecer a fé deste povo que passava por inúmeras dificuldades, e o desejo pela evangelização, apresentado pelo padre Bartolomeu Tiecher, também imigrante italiano, fez com que ocorresse a primeira Santa Missa na Colônia Cond’Eu, em 21 de março de 1876, esta celebrada em meio a estrada, improvisando um altar com os caixotes e baús dos próprios viajantes. 

À medida que, os imigrantes chegavam e se instalavam na Colônia, a população aumentava, e a necessidade de um espaço de oração e adoração ao Senhor, fez com que surgisse, a primeira igreja de madeira, construída, por volta de 1883, pelo padre Domingos Grecca, e localizada onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz São Pedro. 

Juntamente com a nova Igreja, logo em seguida, em 5 de julho de 1884, a colônia Cond’Eu foi elevada à Paróquia São Pedro, por Dom Sebastião Dias Laranjeiras, segundo Bispo do Rio Grande do Sul, e a melhora nas condições de vida, bem como o aumento progressivo da população, favoreceu a construção de uma nova igreja, desta vez de alvenaria, a qual foi abençoada no ano de 1897, pelo padre João Fronchetti. 

Aproximadamente nesse mesmo período, iniciava-se a história de um grande marco para a nossa paróquia: a chegada dos Frades Capuchinhos que, na época enfrentavam grandes dificuldades de se estabelecer em outros países. Assim, em 5 de dezembro de 1895, partiram de Bordeaux na França em direção a Porto Alegre, os freis Leon de Montsapey e Bruno de Gillonnay, acompanhados do provincial de Saboia, Frei Raphael de La Roche, e após visitar várias cidades, optaram pelo seu estabelecimento em Garibaldi, onde receberam como doação das mãos do pároco Bartolomeu Tiecher, uma casa para moradia. 

Com a chegada dos Frades Capuchinhos, surgiu o interesse em construir uma nova Igreja Matriz, desta vez, com estilo neogótico e inspirada na Basílica de Lourdes, localizada na França. O projeto da nova igreja, foi aprovado em 16 de junho de 1920, e antes do início de suas obras, uma fatalidade arruinou a Igreja que já existia. Na tarde do dia 18, no mesmo mês e ano, os sinos deram o primeiro sinal de alarme, de um incêndio que destruiu boa parte de sua estrutura, restando apenas as paredes. 

Após o ocorrido, iniciaram os trabalhos para a construção da Nova Igreja Matriz, que se estendeu no período de 1920 a 1924. Foram aproximadamente 4 anos de trabalho intenso, levando em conta as condições limitantes da época. E, assim, ela foi inaugurada em 15 de março de 1924. Ao longo dos anos, ocorreram fatos marcantes, como a aquisição do órgão no ano de 1951, o qual se encontra em restauro no presente momento, e o grande restauro da Igreja, realizado no período de 2016 a 2020, onde foi possível resgatar boa parte da sua originalidade. 

E assim, após 140 anos, a história da paróquia São Pedro continua sendo escrita até os dias atuais. Que as recordações deixadas por nossos antepassados, jamais se percam. Recordemos da sua fé, determinação e força de vontade, em deixar para Deus os melhores feitos e buscar as coisas do alto, apesar das dificuldades enfrentadas na época. E que nós, frutos dessa geração, continuemos esse lindo trabalho, como nos pede o Evangelho segundo Matheus: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos”.

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar