Notícias

paroquia-sao-pedro-realiza-reuniao-com-equipes-de-liturgia_10_7812.jpg

16 de novembro de 2024

Paróquia São Pedro realiza reunião com equipes de Liturgia

Ocorreu na última quarta-feira, 13 de novembro, a reunião com os membros das equipes de liturgia e canto, das comunidades e movimentos da paróquia. Com o objetivo de manter a unidade litúrgica, nas celebrações realizadas na Paróquia São Pedro, o encontro iniciou com o Momento de oração, realizado na capela São Tarcísio. Após, os participantes foram direcionados a Sala São Pedro, onde foram discutidos assuntos voltados para o tema: Liturgia da Santa Missa.

O pároco, Frei Edson, recordou as diversas formações realizadas nos últimos dois anos, pelo Padre Luciano Massullo e pelo casal Maicon Cassânego e Elisete Baldasso, e em seguida, convidou os participantes para se reunirem em pequenos grupos  e realizarem um pequeno debate contemplando avaliações e sugestões a respeito da caminhada da liturgia na paróquia.

Ao final do encontro, o conteúdo foi partilhado entre os membros das equipes de liturgia. Frei Edson, aproveitou para esclarecer algumas dúvidas e para informar as comunidades, sobre a comercialização dos novos livros de Canto, elaborados pela Diocese de Caxias do Sul, onde cada comunidade tem a missão de adquiri-los, e fornecer para seus grupos de canto e comunidade em geral.

A palavra Liturgia deriva de dois vocábulos gregos: LEITON = povo e ERGON = ação, juntas elas significam o serviço dedicado. Ela é composta por duas dimensões litúrgicas: a glorificação de Deus e a santificação do homem, assim uma completa a outra, ou seja, uma é consequência da outra. Enquanto glorificamos a Deus, nós nos santificamos. 

Ao ouvir falar em liturgia, é comum que, recordemos de normas de celebrações, manuseio de objetos sagrados, elementos ligados à sacristia, porém, essas são ideias falsas, uma vez que a liturgia é algo muito mais profundo: é a alma da Igreja. Com isso, a liturgia tem o objetivo de nos aproximar mais de Deus, favorecendo uma atitude de conversão. 

Sendo a liturgia ação de Deus e de Seu povo, ela não pode nunca ser ação de algumas pessoas ou de um determinado grupo ou movimento, mas sim conduzida pelo povo de Deus, o Corpo de Cristo, uma comunidade reunida por Cristo e em Cristo na unidade do Espírito Santo.

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral, Portal da Liturgia

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar