Notícias

paroquia-sao-pedro-realiza-investidura-de-acolitos_10_7774.jpg

25 de outubro de 2024

Paróquia São Pedro realiza Investidura de Acólitos

No último domingo, 20 de outubro, a paróquia São Pedro realizou a Investidura dos Acólitos não instituídos. A Santa Missa, foi celebrada pelo pároco, Frei Edson Gilberto Cecchin, com a participação dos candidatos a acólitos Lucas Piloti, Luigi Imperatori Fachinelli e Pietro Emer Simonettio, juntamente com toda a comunidade. Durante a homilia, o pároco aproveitou o momento para destacar a importância da presença e do incentivo dos pais na vida de seus filhos, para a participação na vida da Igreja. 

Após, foi realizada a cerimônia de posse dos acólitos, no qual foram realizados alguns questionamentos, a respeito da aptidão e preparo dos candidatos ao serviço do altar, seguida pela Investidura dos mesmos, que foi realizada pelos pais dos adolescentes. Após receberem uma benção especial de envio, os acólitos passaram a realizar o serviço ao altar até o final de celebração.

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho, assim o acólito precede, vai ao lado ou segue, serve e ajuda outras pessoas, como os bispos, presbíteros, diáconos, ministros extraordinários da comunhão, ou qualquer outra pessoa que necessite de ajuda durante a celebração litúrgica.

O trabalho do acólito inicia quando o bispo ou o presbítero, tomam as suas vestes na sacristia. Em seguida, acompanha-os na procissão de entrada até o altar. Durante a Santa Missa, o acólito está sempre atento ao que o bispo ou o presbítero  necessitam, para lhes apresentar o missal, acompanhar na distribuição da comunhão aos fiéis e demais atividades que lhe são solicitadas. Há duas categorias deste serviço, assim denominadas: Acólitos instituídos e Acólitos não instituídos. 

Os Acólitos instituídos são aqueles nomeados pelo bispo. Este chamamento e esta instituição pelo bispo lhe conferem a responsabilidade de participar muito empenhadamente na celebração da Eucaristia, o coração da Igreja. Além disso, dentro da mesma diocese, o acólito instituído pode ser chamado a realizar o seu serviço em qualquer paróquia, uma vez que o bispo que o chamou é o bispo de todas as paróquias dessa diocese. Normalmente, são chamados para está atividade, somente os rapazes que se preparam para isso durante muito tempo, como por exemplo os seminaristas, embora também possam ser chamados em menor número, outros rapazes ou homens que não sejam seminaristas. 

Os acólitos não instituídos estão presentes em maior quantidade, e são aqueles que conhecemos melhor, pois os vemos todos os domingos a servir na missa, nas nossas paróquias. Eles podem ser rapazes ou moças, nomeados pelo pároco de cada paróquia, e o serviço desempenhado não difere, daquele realizado pelos Acólitos instituídos.

Contudo, o serviço do acolitato, sob as duas formas, precisa ser realizado por pessoas que gostam de servir a Deus e aos seus irmãos na vida, pois o seu trabalho, juntamente com a participação dos coroinhas durante a celebração são de suma importância, para o bom andamento litúrgico da Santa Missa. Sem eles, o padre teria dificuldade para celebrar a liturgia com toda a dignidade que ela merece.
 

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar