Notícias

curso-de-noivos-2023_10_6676.jpg

16 de outubro de 2023

Paróquia realiza Curso de noivos

No último sábado, dia 14 de outubro, 23 casais que pretendem formar uma família por meio do matrimônio, participaram do curso de noivos. O momento de formação, que foi conduzido pelo Movimento Cursilho da Cristandade, ocorreu na Sala São Pedro do salão Rex Populi, onde foram abordados temas como o Sacramento do Matrimônio no olhar da Igreja Católica, questões burocráticas do casamento, bem como palestras ministradas por profissionais da área abordando aspectos do relacionamento do casal. 

Os casais participaram também da Santa Missa, na Igreja Matriz São Pedro. A celebração foi presidida pelo Padre Luciano da Costa Massulo, pároco da paróquia São Pedro de Porto Alegre, e concelebrada pelos Frei Édson Gilberto Cecchin e Rogério Miotto, tendo a participação do Diácono José Fernando da Costa. 

Na homília, Padre Luciano, realizou uma analogia do evangelho do dia com a festa de casamento que está sendo preparada pelos noivos, levantando em conta quatro principais características: A alegria de celebrar a festa do casamento; a gratuidade para com os convidados, pois Jesus Cristo nos oferece o seu amor de forma gratuita e não nos pede nada em troca; a diversidade, onde participarão, jovens, idosos, crianças, dentre outros, e que está equiparado ao convite que Deus faz para que todos participemos do Reino dos céus; e por fim, a comensalidade, onde todos os convidados, muitos dos quais não se conhecem estarão partilhando juntos, por uma alegria maior, a formação de uma nova família.

Além disso, ainda dentro do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,1-14, Padre Luciano acrescentou sobre o homem que não estava de acordo com os trajes da festa, que correspondem a essência do ser humano, da vida em oração, do amor ao próximo, a prática dos dez mandamentos, enfim, tudo o que Deus nos pede que vivamos. Por isso, finalizou dizendo “Façamos ser escolhidos” para o Reino dos Céus.

Ao final da Santa Missa, na forma de demonstrar a alegria da comunidade, em poder compartilhar com os casais a graça desta escolha de seguir o sacramento do matrimônio, estes foram presenteados com uma flor e uma bíblia, e receberam uma benção especial do sacerdote, que recordou que o matrimônio é o sacrifício de si mesmo em prol da felicidade do outro.

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Cursilho, Curso Noivos, Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar