confira-a-programacao-da-139-festa-em-honra-sao-pedro_10_7401.jpg

18 de junho de 2024

Confira a programação da 139ª Festa em honra São Pedro

A paróquia São Pedro se prepara para a semana mais intensa da 139ª festa em honra ao seu padroeiro. Além de homenagear o Santo, padroeiro do município de Garibaldie do estado do RS, o evento possui o objetivo de destacaro aniversário de 100 anos da igreja Matriz, templo cristãocom arquitetura neogótica construído pelos imigrantes italianos juntamente com o Frei Bruno de Gillonnay e demais Freis capuchinhos atuantes na época.

Neste período também será festejado o aniversário de ordenação religiosa dos freis Aldo Colombo, Clemente Dotti e Honorato Simionatto. Dentre as diversas atividades realizadas, destaca-se a homenagem ao centenário através da realização de uma novena, a qual teve início no mês de setembro de 2023 e se estendeu até maio de 2024, ondemensalmente foram celebradas Santas Missas porsacerdotes que atuaram na paróquia ao longo dos últimos anos.

O auge da festa, ocorre neste mês de junho, com a celebração do tríduo e o grandioso dia festivo. A primeira noite do tríduo, inicia na próxima quinta-feira, 20 de junho, às 19hs na igreja Matriz, com a Santa Missa, a qual terá a participação especial das crianças da 1ª e 2ª etapa da catequese.

A segunda noite do tríduo, será realizada no dia 21 de junho (sexta-feira), no mesmo horário e local, com a participação dos adolescentes da 3ª e 4ª etapa da catequese, bem como dos jovens da paróquia.

A última noite do tríduo ocorre no sábado, 22 de junho(mesmo horário e local), sendo dedicada as famílias de nossa paróquia. Nesse dia em especial, após a celebração,ocorre a apresentação do Quarteto de Saxofone da Orquestra Municipal de Garibaldi.

No domingo, 23 de junho, ocorre o momento mais alto da Festa em honra ao padroeiro. A programação inicia com a procissão motorizada, que parte às 08h do salão da comunidade do bairro São Francisco, em direção a igreja Matriz São Pedro, percorrendo as principais ruas da cidade.

Na chegada a igreja Matriz, ocorre a Santa Missa Festiva, às 10hs com a participação especial do Provincial dos capuchinhos, Frei Alvaro Morés. Após, ocorre o almoço festivo na Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG), com o seguinte cardápio: sopa de capeletti, carne lessa, recheio, galeto, leitão, churrasco, maionese, saladas diversas e pão.

Os ingressos do almoço estão sendo comercializados nos seguintes valores: R$ 75,00 (adulto individual), R$ 35,00 (infantil individual com idade entre 7 e 12 anos) e cortesiapara menores de 6 anos, podendo ser adquiridos junto a secretaria paroquial ou com os casais padrinhos das trinta comunidades pertencentes a paróquia.

Além disso, será realizado o tradicional sorteio do rifão, ea festividade se encerra com a Domingueira dançante, às 14hs, com animação da Banda Contagem Regressiva.Parte do valor arrecadado no rifão será destinado aos atingidos pelas enchentes no RS.

Ainda, no dia 29 de junho, data em que se comemora o aniversário do padroeiro, ocorre a Santa Missa às 9hs, na igreja Matriz, com apresentação dos festeiros da 140ª Festa em honra São Pedro, que será realizada no ano de 2025.

Os eventos da 139ª Festa em honra a São Pedro se entendem até o dia 19 de julho, onde será realizado o tradicional Bingo, com início às 19hs no salão da Comunidade São Francisco.

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Festa de São Pedro, Geral