Ordem Franciscana Secular

Conforme nosso livro tombo, nossa Ordem Franciscana Secular foi fundada e erigida em 02/08/1929. O documento foi expedido pelo Comissário Provincial dos Freis Capuchinhos, Frei Cândido Bampi de Caxias do Sul, e ainda subscrito pelo Frei guardião do Convento São Francisco de Assis de Garibaldi, Frei Boaventura, e também pelo Frei Ângelo Salvadori. Quem autorizou a licença de fundar e reger canonicamente a nossa Fraternidade, foi o Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom João Becher. Após a sua fundação e ereção, nossa Fraternidade assim se denominou: FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO – CENTRO.

I. FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO CENTRO – GARIBALDI
Erigida oficialmente em 01/08/1929 – 85 anos
Somos 61 franciscanos ativos e 29 franciscanos no SEI.
Principais atividades:

1. Assumir a Liturgia e o Coral na Santa Missa, no 1º sábado de cada mês.
  2. Reunião do Conselho, toda a última 5ª Feira que antecede a reunião mensal, a fim de preparar melhor nossos encontros mensais.
  3. Reunião da OFS no 1º sábado de cada mês, com início às 14 horas, para os iniciantes e às 15 horas para os professos, na Sala de Catequese da Paróquia.
  4. Reza do Rosário, para as vocações sacerdotais, todas as 5ªs feiras, com início às 14h30min.Visita ao asilo, se possível, todas as 4ªs feiras, com doações e reza do terço às 15h.
  5. Assumir a Via-Sacra na Igreja Matriz, todas as 6ªs feiras da Quaresma.
  6. Se possível, assumir nas missas, durante a semana, na igreja Matriz, os encargos de Ministra, liturgia e coral, como muito bem estão fazendo.
  7. Aprimorar o coral e a Equipe de liturgia da OFS.
  8. Temos 05 ministros da Eucaristia, 03 catequistas e muitos que ajudam na liturgia.
  9. Dar continuidade a JUFRA, com a grande ajuda do Franciscano Marcos Cini e liderada pela Senhora Teresinha Spader.II. FRATERNIDADE SÃO FRANCISCO BAIRRO – GARIBALDI
    Erigida Canonicamente em 04/01/1992
    Somos 32 Franciscanos.
    Principais atividades:
  10. Reunião mensal na Fraternidade.
  11. No dia de São Francisco, na Igreja Matriz São Pedro haverá missa com a admissão e profissão de 14 franciscanos, sendo que 3 pertencem a nossa Fraternidade e os demais pertencem a O.F.S. – Centro.
  12. Todo o aniversariante de cada mês deve apresentar um número artístico.
  13. Todos os meses, no 3º domingo, promovemos uma romaria ao Santuário do Pai Eterno em Vila Flores.
  14. Um franciscano lidera o Conselho Paroquial do Bairro.
  15. Realizamos a Campanha 1+1, convidando novos irmãos através do nosso bom exemplo.
  16. Preparar um bom encerramento do ano de 2014.
  17. Pretendemos formar no próximo ano, um coral com os componentes da O.F.S. Sabemos que tudo isto é possível com nossa boa vontade, imitando São Francisco e Santa Clara.III. FRATERNIDADE SÃO ROQUE FIGUEIRA DE MELO – GARIBALDI
    Houve a 1ª admissão em 28/08/1954. A O.F.S. foi erigida, aproximadamente no ano de 1954 – não temos dados exatos.
    Somos 19 Franciscanos.
    Principais atividades:
  18. Promoção em favor da Liga Feminina de Combate ao Câncer, cujo resultado foi de aproximadamente R$ 27.000,00. 90% são entregues para a Liga. Os 10% restantes, vão para uma conta bancária da ordem, e são utilizados apenas para despesas de viagens e estadias nos Encontros dos membros da Ordem em outros municípios.
  19. Manter, conservar e continuar a limpeza da Igreja.IV. FRATERNIDADE SANTO ANTONIO DE CASTRO – GARIBALDI
    Aproximadamente 80 anos de Fraternidade. Não temos data exata.
    Somos 26 Franciscanos e 02 no SEI.
    Principais atividades:
  20. Todos os meses nos reunimos no 1º sábado de cada mês, com reunião e homenagem aos aniversariantes.
  21. No 1ª domingo de cada mês, a O.F.S. é encarregada de ajudar na celebração da Palavra.
  22. Sempre procuramos visitar os doentes, principalmente as do SEI.
  23. Todos os meses, no dia 04, rezamos o terço no Capitel do Divino Pai Eterno e São Francisco, edificado com o ideal Franciscano.

V. FRATERNIDADE SÃO JOSÉ DE COSTA REAL – GARIBALDI
Somos 10 franciscanas e 01 no SEI.
Principais atividades:

1. Encontros mensais de formação franciscana, no segundo domingo de cada mês, às 14h 30min.
  2. Visita aos doentes, levando uma palavra amiga.
  3. Cuidados com a praça da comunidade, com plantio de flores.
  4. Romaria ao Santuário de Caravaggio onde a comunidade e a Fraternidade se unem para esse momento de oração e reflexão.
  5. Caminhada franciscana da capela até o capitel de São Cristóvão com o envolvimento de toda a comunidade.