Histórico da Igreja Matriz

Em 1920 –  noite de 18 de junho – um incêndio destruiu  a velha igreja. O Pároco,  João Fronchetti,  envelhecido, não sentia forças para enfrentar o desafio. Coube ao Frei Bruno de Gillonnay – com o título de Pró – Pároco – comandar a construção. A comunidade católica de Garibaldi e da região se mobilizou e o templo foi inaugurado a 15 de março de 1924. Foi a última obra de Frei Bruno, que em seguida regressou à França, sua terra  natal. Os Freis Miguel de Mollettes e Gentil de Caravaggio tiveram incumbência de pagar as dívidas, cerca de 600 contos. A planta  da igreja  veio da França,  com inspiração na Basílica de Lourdes. O estilo arquitetônico é gótico puro.  O templo, tendo em vista o precário material da época, teve  ser retocado várias vezes, para evitar seu progressivo  deterioramento. A  partir de março de 2014, novamente foi necessário restaurar o templo, que no dizer de Dom José Baréa – primeiro bispo de Caxias do Sul, “ é o mais belo templo da  região colonial italiana”