Cursilho

O Movimento de Cursilho e Cristandade teve o seu início no contexto social, econômico, político e religioso, na Espanha, na década de 40.
O primeiro Cursilho de Cristandade no Brasil, realizou-se  na semana Santa de 1962, em São Paulo, em seguida em Porto Alegre e em 1963 começaram os Cursilhos da Diocese de Caxias do Sul, na casa de retiros de Caravággio, em Farroupilha.
Em Garibaldi, um grupo de pais do Movimento Bandeirantes, juntamente com a senhora Teresinha Spader, na época coordenadora do mesmo e incentivado pelos Freis Reinaldo e Vicente, sentiram a necessidade de buscar novos movimentos que viessem a somar na caminhada da Evangelização. Em maio de 1975, foi realizado o  7º cursilho de homens e o 5º cursilho de mulheres, onde participaram os primeiros casais de Garibaldi, Heitor e Ieda Conci, Hélio e Sali Antunes, Valentim e Angelina Steffani.
O primeiro casal Coordenador de Garibaldi, foi o  Dr. Cláudio José Osório Marques e Susana F. da Cunha Marques, que veio a ser Coordenador Regional em Caxias do Sul  pelo  período de 8 anos.
Atualmente contamos com 41 grupos de Cursilhistas atuantes, com uma média de 5 casais cada grupo.
Desde o início passaram por esta formação em torno de 380 casais, mais ou menos 760 pessoas, em Garibaldi.
Estendemos o Movimento para a paróquia de Marcorama e o Município de Coronel Pilar, onde  se tornaram  um  setor  da  Diocese.
O  Movimento de Cursilho de Cristandade da Paróquia São Pedro atua em diversos serviços da comunidade , entre eles:
–  Movimento de Emáus ,  Movimento Chammá,  Batizados,  Catequese,  Curso de Noivos,  Tapetes de Corpus Christi, Encenações da Paróquia, Santas Missões Populares  e participa das ações da Paróquia.
A Coordenação do Movimento é composta pelos casais: João e Lucilene Cagliari Brugalli, Jorge e Juvila Cattani, Paulo e Elizabete Bortolini e Adir e Ana Geremia.
A Missão é  Melhorar  Ambientes  e  Evangelizar, baseados no tri pé:  Oração, Estudo e Ação.