Família e Escola

O mês de outubro celebra duas datas, intimamente ligadas:  Dia da Criança e Dia do Professor. Escola e Família precisam caminhar sobre os mesmos trilhos; são instâncias complementares. O lar é a primeira escola e a escola deve ser continuação do lar. A mãe é a primeira professora e a professora é quase mãe.

Toda a criança tem o direito de ser feliz.  E este caminho apresenta duas oportunidades: o lar e a escola. A tarefa da escola não é apenas a de ensinar. Isto é necessário, mas não é suficiente. A escola deve educar e preparar para a vida.

O direito e o dever de educar é tarefa e privilégio dos pais. A escola deve continuar esta missão. A presença dos pais é decisiva. Além de participarem em todos os encontros programados, eles devem conhecer o modo de atuar da escola. Precisam conhecer o grupo que dirige a escola e os valores, ou distorções, apresentados. O filho é também fonte de referências sobre o que está acontecendo na escola. É também importante que os pais apoiem as iniciativas da escola, dando autoridade à Direção e aos mestres.

O fato do Brasil ser denominado um país” laico” não dispensa os professores a testemunharem sua fé e suas opções éticas.  Família e Escola são iluminadas por outra instância decisiva: a Igreja.

Frei Aldo Colombo.

Posts Recomendados