VISITANTE INDESEJADO

VISITANTE  INDESEJADO

Um senhor antipático, cara de poucos amigos, chegou à nossa cidade e apresentou seu cartão de visitas. Trata-se do Senhor Inverno, que veio de longa viagem, não se sabe de onde.  Os sinais de sua chegada são evidentes: as árvores deixam cair suas folhas, as noites são geladas e o vento assobia sobre os telhados. Deverá permanecer conosco até fins de novembro ou dezembro.  A presença será incômoda, mas num belo dia, uma fada chamada Primavera vai afastar o pesadelo e instalar seu reino de flores, alegria e vida.

Qual a melhor Estação do ano? Para a maioria é mesma a primavera, semeando flores, cores, perfumes e pássaros. Mas a primavera é inconsequente, bonita e estéril. Não poderíamos viver em eterna primavera. Ela é linda e estéril. Nada produz, fica sempre na promessa. É preciso que venha o inverno. É a noite em que a natureza vigia, preparando-se para o passo seguinte. É no vazio do inverno que a árvores, a partir de suas misteriosas seivas, prepara uma nova estação.  Sem inverno não haveria primavera, nem verão, nem o outono dos frutos maduro.

As quatro estações acontecem na vida das pessoas. Há o inverno das dificuldades, da falta de horizontes e céu sombrio. Mas não existe um inverno que sempre dure. Quanto mais difícil o inverno, mais precisamos crer na primavera. Quanto mais escura a noite, mais agradável é esperar pela luz pela aurora.

Todas as estações são necessárias e são úteis. Todas elas precisam acontecer   Depende de nós viver cada uma delas. Todas são diferentes, mas cada uma delas tem sua finalidade, sua grandeza.

Isto também passará. Um filósofo antigo considerou esta, a frase mais carregada de sabedoria. Passa o inverno, passa a primavera passa noite, a passa também o dia.  Passa a alegria, passam as dores. Passam os sofrimentos, passa a glória. Isto também passará.  É uma frase que precisamos repetir na euforia e na tristeza, nas vitórias e nas derrotas. Isto possibilitará mais coragem na hora do sofrimento, menos euforia no sucesso.

Qual é melhor estação? É aquela que você está vivendo. Enquanto durar. Tudo passa. Quase tudo passa. Só Deus não passa e nos prepara um domingo eterno, uma primavera definitiva.

Frei Aldo Colombo.

compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *