Missão na Igreja

A pastoral, entendida e assumida como missão encarnada da Igreja, faz a mudança por dentro da vivência da fé, como identificação com Cristo no outro que se apresenta e que se achega sem hora marcada, sem credenciais morais e confessionais, e sem oferecer nada em troca. É o ser humano desnudado de seus direitos, os pobres e excluídos, mas também a alteridade cultural, no exercício da prática da misericórdia para com todos. A prática autêntica começa, no coração e se faz cordialidade entre os semelhantes, e na misericórdia. Qualquer isolamento em uma dessas experiências de curtição e bem-estar espiritual, nega o Pastor que nos chama a pastorear consigo.

A prática pastoral realiza a missão da Igreja, fazendo-a sair de si mesma para servira as periferias humanas. O serviço ao ser humano constitui para a Igreja, e é a única razão de ser de todo e qualquer ação que realize. A estrutura eclesial existe para servir, e não para se auto preservar (PASSOS, 2015). Daí devem ser abertas, missionárias, que a pastoral ordinária, em todas as suas instâncias, seja mais comunicativa e aberta, colocando os agentes de pastorais em atitude “constante de saída”.

Frei Jadir Segala.

Posts Recomendados