O Caminho do Calvário

Com pouco mais de mil metros, o caminho do Calvário é o mais longo do mundo. Nele desfilam todos sentimentos humanos: a violência, o ódio, o desprezo, a indiferença, a omissão… Também aparecem as lágrimas, a impotência diante da injustiça, a ternura corajosa de Verônica e das mulheres-discípulas; lá está também Simão Cireneu que ajuda a Jesus carregar a cruz. E no alto, no final da caminhada, Maria – a Mãe da Pietá de Michelangelo – não desesperada, mas de pé, diante do crucificado.

A Via Sacra continua hoje pelos caminhos do mundo. As mesmas atitudes cercam os milhões que carregam pesadas cruzes. Todos nós estamos à beira deste caminho.  Mas a Sexta Feira Santa da morte do Senhor é apenas um dia. A páscoa é definitiva. O crucificado é o Ressuscitado.  A Semana Santa recorda o sofrimento de Jesus; recorda, sobretudo, o Amor que levou Jesus a assumir todas as dores e misérias do mundo. Amor é a palavra final da História da Salvação.

Frei Aldo colombo

Posts Recomendados