Março com São José

Algumas entidades iniciam oficialmente seus trabalhos em março. No Calendário, março é o 3° mês. No tempo do ano transcorreu a 6ª parte. Na Liturgia da Igreja está em andamento a Quaresma, espaço de quarenta dias em preparação à Páscoa, dentro do qual também é proposto o tema da Campanha da Fraternidade, neste ano, “Fraternidade e Superação da Violência” com o lema: ”Somos todos irmãos”.

Em março, entre outros eventos significativos, é lembrado São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo (O mês lhe é consagrado e o dia 19 é sua festa litúrgica). Muitas comunidades o tem por padroeiro e muitas pessoas lhe levam o nome. São José dá nome a cidades, regiões, escolas, clubes, associações, institutos religiosos (como é o caso das “Irmãs de São José”, presentes em Garibaldi e em muitos lugares e países).

Pessoa simples, humilde, de pouca história, mas a quem foi confiada a importante missão de zelar pela vida humana do Filho de Deus. Poucas referências bíblicas sobre sua pessoa, levando em conta a grandeza da tarefa a ele confiada. Mas muito amado por Deus de quem mereceu total confiança, pela Igreja que o declarou seu Padroeiro, pelos devotos de todos os tempos e em todos os lugares.

“Homem justo” é o título que lhe confere o Evangelho. Que ele inspire na sociedade de hoje o senso de justiça, de respeito, de fraternidade, de busca da superação da violência com a arma do amor.

1. José traga para as famílias de hoje o clima da família de Nazaré, harmonia familiar, compreensão, perdão, oração, confiança na providência divina, trabalho solidário, trato social honesto, acolhida alegre do chamado de Deus para colaborar na construção de um mundo mais irmão, que prepara o reino definitivo e perfeito.

Frei Celeste José Conte

Posts Recomendados