A Via Sacra Continua

Jesus carregou a cruz desde o palácio de Pôncio Pilatos até o Calvário, uma distância de aproximadamente 1500 metros.   Esta é a Via Sacra de Jesus. Na Quaresma lembramos que a Via Sacra da humanidade continua nos caminhos do mundo.  São milhões de pessoas que carregam pesadas cruzes e, muitas vezes, morrem pelo caminho.  A cruz tem muitos nomes: fome, droga, desemprego, desajustes familiares, más condições de saúde…

Nesta Campanha da Fraternidade, a  Igreja, que está no Brasil, pede uma reflexão séria sobre a cruz da violência. É, possivelmente, a chaga mais exposta e dolorida de nossa sociedade. Já fomos um país cordial. Hoje somos um país violento.  Possuindo 3% da população mundial, o Brasil responde por 13% dos assassinatos do planeta.

A violência acontece em toda a parte. São os assaltos à mão armada, são as mortes no trânsito, são as agressões nos lares, são os excluídos em todas as áreas.

A solução, pensam alguns, é construir mais cadeias, fazer leis mais severas, colocar câmaras de vigilância, fazer de nossas casas fortalezas…  As grandes batalhas são travadas no coração das pessoas. É preciso mudar nosso coração; pedir a Deus um coração novo. O combate à violência só terá resultados se partir do amor.  Vós todos sois irmãos (Mt. 23,8).

Frei Aldo Colombo

Posts Recomendados